Página Inicial

Fale Conosco   Instagram Twitter Facebook Flickr You Tube RSS Feed   Holerite Consultar Informe de Rendimentos Consulta Empréstimo Consignado Webmail

Segunda-feira, 08 de outubro de 2012

SUCESSO – Iniciativa desenvolvida em Itanhaém é referência no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome

Perfil da Feira de Agricultura Familiar na rede social ajuda a divulgar produtos vendidos
Por Secretaria de Governo / Departamento de Comunicação Social

O Feira Agrícola Itanhaém, perfil no Facebook do programa da Feira de Agricultura Familiar da Cidade, já tem quase dois mil seguidores. E se tornou uma alternativa que os agricultores familiares do Município encontraram para expor os produtos e conquistar uma nova clientela para a feira popular que tradicionalmente ocorre aos sábados, no estacionamento do Paço Municipal.

Confira as fotos da Feira do Agricultor

A iniciativa foi destaque no site de notícias do Diário de Cuiabá, no Estado do Mato Grosso, e no site do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS). Foi posta em prática pela produtora rural Patrícia Ricomini. A ferramenta é utilizada para compartilhar na rede social as fotos dos produtos, bem como informações sobre agricultura familiar e benefícios para a saúde com o consumo de frutas, verduras e hortaliças.

Depois do lançamento do perfil no Facebook, as visitas à feira aumentaram cerca de 80%, segundo Patrícia. O perfil dos compradores também mudou: em sua maioria, jovens e até de outras cidades. “Recebi uma encomenda na minha página pessoal de doce de mamão de uma moça lá de São Paulo.”

A gestora municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Luciana Melo, conta que os produtores foram retirados da invisibilidade social e começam a caminhar sozinhos. “Dentro do processo de implantação das Feiras Populares e de outros programas, tínhamos uma estratégia com agricultores, que foi cumprida. Outras conquistas em que eles são protagonistas, como o uso do perfil para atrair mais clientes, nos surpreendem e orgulham”, diz a gestora.

PARCERIA – Para a instalação das Feiras Populares no município, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) investiu R$ 218,1 mil e a Prefeitura deu contrapartida de R$ 19,8 mil. Desde 2007, o MDS repassou mais de R$ 28,3 milhões para a instalação de 222 Feiras Populares em todo o país.

Além de oferecer os produtos em feiras, os agricultores familiares de Itanhaém vendem para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

A Feira da Agricultura Familiar é uma parceria entre a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, do Governo Federal. Tem como objetivo fortalecer a comercialização dos produtos oriundos da agricultura familiar, melhorando a geração de renda e garantindo o acesso da população a produtos de melhor qualidade, direto do campo para a mesa do consumidor.

A feira funciona todos os sábados das 7 às 16 horas no estacionamento do Paço Municipal, localizado na Avenida Washington Luiz, 75, no Centro. O espaço vende frutas, verduras e legumes com ênfase na agricultura orgânica. Também estão disponíveis derivados artesanais como bolos, pães, sucos, além de pescados.

Boletim Oficial
Boletim Oficial do Município
Baixar Wallpaper
Newsletter