Publicada em: 30/04/2015 -



TURISMO - Itanhaém é rico em diversos aspectos. Rios, praias, monumentos, ecoturismo, belezas naturais e construções históricas são alguns dos roteiros da Cidade

A ‘Pedra que Canta’ também encanta



Por Secretaria de Comunicação Social
comunicacao@itanhaem.sp.gov.br
Com o grande potencial turístico, o Município tem opção para todos os gostos
Com o grande potencial turístico, o Município tem opção para todos os gostos


Não tem como não se surpreender com as belezas de Itanhaém. A cidade é recheada de lugares encantadores e desperta o olhar de todos que a visitam. Fundada em 22 de abril de 1532, a segunda cidade mais antiga do Brasil, é rica em patrimônio histórico, cultural e oferece uma diversidade de paisagens naturais.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

Confira as fotos

Com tantos atrativos turísticos em um só lugar, é um dos principais roteiros do Estado de São Paulo. São no total 26 quilômetros de belas praias e diversos pontos turísticos históricos, culturais e religiosos. Com o ecoturismo e o turismo náutico, outras opções são desfrutar dos passeios de barco, da pesca e de trilhas nos morros. Além disso, oferece condições ideais para a prática de esportes aquáticos como o stand up paddle, kitesurf e wakeboard. A Cidade consegue, de uma maneira sem igual, surpreender e satisfazer a todos.

Conheça os pontos turísticos:

ORLA DA PRAIA DO CENTRO E PRAIÃO – Um dos mais belos pontos da Cidade, a Orla do Centro tem cerca de 2 quilômetros de extensão. É ideal para a prática de esportes e para o lazer o por ter ciclovia, espaço skate e patins e caminhadas. Completando o cenário, o Praião  (ou Praia do Centro) é uma das praias mais frequentadas e tem ótima balneabilidade, além disso, abriga alguns dos melhores restaurantes da cidade e quiosques que oferecem a deliciosa comida caiçara.

BOCA DA BARRA – O fascínio do encontro do mar com o Rio Itanhaém forma um dos atrativos mais encantadora, a Boca da Barra.  O ambiente proporciona uma vista admirável da Praia da Saudade e da Alameda Emídio de Souza e é ideal para a prática de stand up paddle.

 PRAIA DOS PESCADORESCom cerca de 400 metros de extensão, a Praia dos Pescadores é uma das prediletas para o lazer, a pesca e prática de surf. Além de belezas naturais, abriga dois dos principais pontos turísticos de Itanhaém.  Localizada entre o Morro da Sapucaitava e a Praia do Sonho, faz parte de seu cenário o Monumento Mulheres de Areia, famosa pelas gravações realizadas na primeira versão da novela de mesmo nome, da extinta TV Tupi. O outro atrativo é a Ilha das Cabras e sua enorme formação rochosa, que podem ser acessadas durante a maré baixa.

PRAIA DA SAUDADE – Sendo um atrativo pela tranquilidade que oferece, a Praia da Saudade é muito frequentada por quem gosta de ter um contato com a natureza e desfrutar do lazer e a prática da pesca que o local proporciona. Está localizada aos pés do Morro do Sapucaitava e o acesso é feito pela trilha com entrada pela Rua Sebastião das Dores, na Prainha. Em suas proximidades está a Pedra da Carioca, que atrai diariamente a pesca artesanal e amadora.

RIO ITANHAÉM O Rio Itanhaém é formado pelas águas do Rio Preto e Rio Branco. O atrativo turístico, além de passeio de barco, oferece condições ideais para amantes de esporte aquáticos. Stand up paddle e wakeboard são alguns das modalidades. As belezas naturais são admiráveis e agradam o público.

ALAMEDA EMÍDIO DE SOUZA – A passarela mais famosa de Itanhaém encanta a todos com sua paisagem de beleza natural. O local atrai visitantes diariamente, principalmente por ser o ponto de onde saem os passeios de barco. A pesca amadora, esportiva e artesanal são uma das atividades mais praticadas. O passeio de barco tem saída da Alameda, ele percorre todo o Rio Itanhaém até o Country Clube, no Rio Preto. No total são duas horas e meia de passeio, as saídas acontecem às 9h30 e às 15h30, diariamente.

PÍER DO PESCADOR (GUARAÚ) – O Píer do Pescador, localizado no bairro Guaraú, é um dos locais preferidos para aqueles que gostam de praticar a pesca amadora e onde ficam ancorados os barcos para passeio e pesca em alto mar. Outra opção que o lugar oferece são os boxes de vendas de peixes frescos como Pescada, Cação, Tainha e Camarões Branco e Sete Barbas.

PRAIA DO SONHO Não deixando o nome a desejar, a Praia do Sonho é uma das mais procuradas por turistas e munícipes. São mais de 800 metros de paisagem natural. Está localizada entre os morros do Sapucaitava, Piraguyra e Paranambuco. Quando a visibilidade permite, é possível contemplar as Ilhas da Queimada Grande e da Queimada Pequena.

GRUTA NOSSA SENHORA DE LOURDES A Gruta, que fica entre a Praia do Cibratel e do Sonho, apresenta uma vista maravilhosa das águas do mar que vão de encontro com as rochas.  Além de ser um ambiente agradável e ao ar livre, fica atrás do costão rochoso do Morro do Paranambuco.  A Santa Nossa Senhora de Lurdes e a imagem da Freira Bernadete de Soubirous são os atrativos do local.

CAMA E PASSARELA DE ANCHIETAA formação rochosa, que foi escolhida por São José de Anchieta para repouso e inspiração, hoje referência em turismo ambiental e religioso, é um dos pontos mais importantes e visitados da Cidade. O lugar é acessado por meio da Passarela de madeira, com um total 220 metros de comprimento por 1,60 de largura. Do local dá para avistar os Painéis de Anchieta, em homenagem ao santo, os mosaicos são de pastilha de vidro e estão localizados nas caixas d’água da Sabesp, no Morro do Paranambuco.

CENTRO HISTÓRICO – Sendo um ambiente de cultura e história, é conhecido por abrigar três importantes pontos turísticos: a Igreja Matriz de Sant’Anna, o Convento Nossa Senhora da Conceição e o Museu Conceição de Itanhaém. Os atrativos chamam a atenção pela originalidade e preservação. Faz parte do cenário o Monumento a Anchieta, em homenagem a São José de Anchieta. O local fica na a Praça Narciso de Andrade, Centro.

MORRO DO PARANAMBUCO – Proporcionando uma vista praticamente aérea e parcial da Cidade e de pontos turísticos, o Morro do Paranambuco encantam com a beleza do lugar e se surpreendem com a imensidão do mar. O ponto turístico fica entre a Gruta Nossa Senhora de Lourdes e a Praia do Cibratel.

PRAIA DO CIBRATEL E POCINHO DE ANCHIETA – Para quem procura um local calmo e expansivo, não deve deixar de lado a Praia do Cibratel, excelente para a prática do kitesurf e surf.  No local também fica o Pocinho de Anchieta, que forma uma piscina natural, aos pés do Morro do Paranambuco.



Palavra-chave: turismo    atrativos    passeio  



       indique-amigo

Enviar essa matéria por e-mail