Publicada em: 20/04/2016 -

SOCIAL - Cadeiras anfíbias são projetadas pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Programa Praia Acessível proporciona a integração de pessoas com deficiência

Por Secretaria de Comunicação Social
Durante a utilização do equipamento os deficientes são acompanhados por facilitadores, devidamente capacitados.

O Programa Praia Acessível, do Governo do Estado de São Paulo, proporciona às pessoas com deficiência a oportunidade de tomar banho de mar. Um grupo recebeu atendimento no Centro Municipal de Reabilitação (CMR), da Secretaria de Saúde da Prefeitura de São Paulo, na última terça-feira (19) e utilizou as cadeiras anfíbias na Praia do Sonho.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

As cadeiras projetadas pela Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência são feitas de alumínio com um pneu especial que flutua e não afunda na areia. Durante a utilização do equipamento, os deficientes são acompanhados por facilitadores devidamente capacitados.

Acompanhando os pacientes desde quando iniciaram o tratamento no Centro Municipal de Reabilitação, a fisioterapeuta Barbara Deamo, de 31 anos, explica a importância do programa. “Quando se tem uma deficiência, a pessoa acha que está inválida para o mundo. O Praia Acessível possibilita a integração na sociedade”.

O aposentado Almiro Pereira dos Santos, de 65 anos, aproveitou a oportunidade para passar a tarde na praia. ”Se eu pudesse, frequentaria toda semana. Aqui é muito bom”. Já Irani Pereira Martins, de 58 anos, foi à praia após a operação. ”Em alguns feriados prolongados, eu visitei o litoral com a minha família”.

Em Itanhaém, o Programa Praia Acessível permanecerá até o final do ano. As cadeiras anfíbias estarão disponíveis em três praias da Cidade, de quinta a domingo, das 9 às 17 horas. O ponto na Praia do Jardim Grandesp fica na Avenida Governador Mario Covas Júnior, na altura do número 150, em frente à colônia de férias. O ponto do Suarão fica na Rua Beritiba, 1.500. E no Satélite é na Avenida Rui Barbosa, 1.860, em frente à Colônia de Férias.

Para participar basta levar documento do usuário e do acompanhante, além de preencher um termo de responsabilidade. O Programa Praia Acessível atende ao direito de lazer do cidadão, conforme o artigo 30, da Convenção Internacional sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social fica na Rua Oscar Simões de Carvalho, 30, na Cidade Anchieta. O atendimento das unidades é de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas. Mais informações (13) 3426 2344.

Palavra-chave: praia acessivel    cadeiras anfibias    assistencia e desenvolvimento

Indique a matéria para um amigo

Enviar essa matéria por e-mail