Publicada em: 28/12/2016 -

TURISMO - Encontro dos rios Branco e Negro é uma principais paisagens naturais da Cidade

Passeio de barco pelo Rio Itanhaém é uma boa pedida para o verão

Por Secretaria de Comunicação Social
Venha mergulhar nas belezas de Itanhaém a bordo de um barco

Paisagens exuberantes, fauna e flora preservadas e histórias sobre as lendas locais contadas por pescadores da região são elementos garantidos durante o passeio de barco que leva visitantes para um tour por toda a extensão do Rio Itanhaém. Com mais de 180 quilômetros de rios navegáveis e cercado por uma natureza limpa e preservada, a viagem proporciona tranquilidade que todos procuram durante as férias por meio da grande extensão natural do caminho.

Siga a Prefeitura de Itanhaém no Twitter e no Facebook

Confira as fotos

O passeio é agradável e pode ser feito por toda a família. As crianças se surpreendem com a paisagem e com a possibilidade de ver animais que, para elas, só existem na televisão. “Mamãe, a senhora sabia que o pássaro do desenho vive aqui em Itanhaém?”, pergunta surpresa Gabriele Alves, de 8 anos, ao saber que o “pássaro mágico” que ela assiste nos desenhos pode facilmente ser visto no Município. Narceja, popularmente conhecida no Município como Agachada, é um dos personagens do desenho “Up – Altas Aventuras”. “Pensei que não existia, que era só um desenho mesmo”, contou Geovanna Fernandes Souza, de 9 anos.

Muitos moradores da Cidade não conhecem o passeio. E quando tem a oportunidade de fazê-lo se encantam com a grande extensão da flora preservada que cerca os 180 quilômetros do rio. “Moro em Itanhaém há 12 anos e nunca fiz o passeio, acredita? Sempre tive medo de fazê-lo, mas minha amiga veio de São Paulo me visitar e me deu coragem. Adorei. Com certeza vou voltar”, comenta Aparecida Nogueira, de 61 anos, monitora de transportes escolares.

O roteiro tem início no Rio Itanhaém e vai até o encontro dos rios Negro e Branco, passando pela Ilha do Rio Acima e tendo como ponto final o Country Club, no Bairro Jardim Coronel. Os turistas também podem curtir passeios de caiaque e desfrutar de uma bela paisagem natural de Mata Atlântica.

LENDAS LOCAIS – As lendas urbanas fazem parte da cultura brasileira. Por ser a segunda Cidade mais antiga do país, as histórias atribuídas a Cidade são diversas. Ceará, motorista do barco, faz esse roteiro há menos de quatro meses, mas já presenciou diversas situações inusitadas que afirma não serem ‘histórias de pescador’. “Já ouvi várias vezes histórias de amigos meus contando sobre bichos estranhos que viam durante as pescarias, mas nunca acreditei, até que um dia eu estava voltando de um passeio de barco com uma turma pequena, já era bem tarde e começava a anoitecer. Então eu vi na beira do rio um homem parado, como eu estava próximo consegui ver bem nitidamente todo o seu corpo e ele era coberto de escamas, aí me lembrei da lenda do homem-peixe que já havia escutado. Fiquei sem reação na hora, só consegui acelerar o barco e sair dali”.

Palavra-chave: turismo   rio itanhaem   passeio de barco   natureza